terça-feira, 28 de janeiro de 2014

As razões da fé.


Quem diz ser irracional embasar sua moral e padrões de vida no que o velho livro da capa preta empoeirado pelo iluminismo diz, geralmente tem padrões embasados em lugar nenhum além do seu próprio achismo. O homem moderno, faz caminho de bêbado pela vida e ainda culpa a Quem tenta se manifestar a ele: "Cristianismo é conversa pra boi dormir!" Tenta fazer com o cristianismo o que o adolescente rebelde faz com seu pai, tapa os ouvidos, grita 'laralarala', menospreza, chama de careta, de boi da cara preta.

Haverá sempre a necessidade de ter fé, a verdade desconhecida é infinita. 

O cético autêntico ou o supraracional, aquele que usa a razão pela razão e duvida de realmente tudo, não é o cara burguês ou o marxista incoerente da universidade, até para estar ali é necessário um pouco de fé. O racional autêntico é o que grita 'eu sou o Rei da Inglaterra' pelos corredores dos manicômios, só ele consegue confiar totalmente no que sua mente diz.

Mas como falamos de seres normais, a estes, sempre existirá a imponente necessidade de acreditar naquilo que em algum momento não é evidente. O cristianismo revela a coerência de que esta fé sempre necessária, tem necessidade de ser atribuída a Alguém e não às nossas deficientes definições da vida.

A fala da presunção racionalista é que podemos salvar a nós próprios pela razão, mas é ela que não nos permite salvar-nos nem de nós mesmos. Racional é quem reconhece que sua finitude incoerente desagua na coerência infinita de uma Força que transcende qualquer explicação. Que reconhece que não precisa explicar tudo, apenas saber Quem É O que sabe explicar.

Não há nada mais racional que Crer, não há razão sem fé, tudo que há são razões para se crer. Crer que uma Causa primeira criou não só nossos corpos presos à lei da gravidade como nossa mente presa a essa necessidade de atribuir verdade ao que não é evidente. 

Esta Causa primeira fez isso exatamente para comunicar toda a racionalidade de nossa existência. Tanto a fé como a razão existem para o mesmo Criador se comunicar. 

Um comentário: