segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Companhia ideal:

Mulheres inteligentes são insuportáveis?


Num barzinho, após rirmos de diversos assuntos, uma amiga (também violentada pelo fato que quero aqui investigar) inteligentemente solta essa pergunta a dois professores universitários relax que temos de Filosofia: Porque homens preferem mulheres menos inteligentes menos questionadoras e mais submissas?  Não esqueço os segundos de entre olhares em que apenas as palavras ‘não’ e ‘depende’ ecoavam em meio a busca de argumentos.
Minha conclusão? Porque é mais cômodo, é confortável, é ele quem ‘manda’, ela pouco reivindica. Mulheres inteligentes no geral são muito zuadentas (algumas não se contentam em descarregar em seus blogs), questionam tudo, sempre tem uma opinião diferente, não gostam de filmes dublados ou pouco choram em filmes românticos (as minhas amigas sabem que geralmente durmo), mulher tem que ser ‘mulher’, feminina, sensível, bem vestida sempre, sem odores, talvez com dores. Eles querem uma flor, uma escrava, um mel, um réu. Não sou militante feminista, na verdade sou bem machista, eu só queria ter espaço pra ser o que sou.
Não generalizo. Mas já apostei muito em amigos inteligentes, que eu imaginava a companheira como sendo um monstro intelectual e no final, elas são só bonitinhas, charmosas, e em sua maioria ingênuas. Claro que deve existir a classe das bonitinhas, charmosas e inteligentes, não é meu caso nem o das que conheço. 
Ainda tem a questão do que de fato é ser uma mulher inteligente. Eu não tenho inteligência nem pra delimitar isso, talvez no final das contas eu só seja chata. Mas existem mulheres que defendem que ser mulher e inteligente é saber jogar charme, marcar presença, ser sensual sem ser vulgar (o que acho totalmente impossível). Ou que a realmente inteligente, mantém a beleza ao lado do cérebro. De fato, a gente tem que cuidar de todos os aspectos de nossa existência. 
Mas se despreocupamo-nos de certa forma da aparência é para melhor abraçar o conhecimento. Se não jogamos aquele olhar, não nos ligamos em ‘jogar o charme’, na certa já lançamos um trocadilho, um sarcasmo, esse é o charme de algumas de nós, é aquilo que conseguimos ser.
A questão que tive que assumir é que enquanto eu espero que inteligentes namorem inteligentes, outros esperam que bonitos namorem bonitinhos, negros negros, brancos brancos. Ver esse padrão quebrado é  até estimulante. 
Mas a ideia é que talvez eles não queiram uma cópia de si ao seu lado, buscam completude. Alguém que é o que eles não são (O que ainda é estranho porque os bonitinhos ainda preferem as bonitinhas) Mas se assim for, então o que podemos fazer é esperar um meso-inteligente, que precise de completude intelectual. 
Por que um só bonitinho, no nosso caso, não resolve, o dominaríamos mais que nossa natureza permite. Um totalmente inteligente talvez não ache que precise de uma mulher questionadora ao seu lado, prefere fazer isso sozinho. 

Então, mulheres inteligentes são insuportáveis? sim, mas isso ocorre quando homens buscam uma relação que escapa da reciprocidade.



Um comentário:

  1. melhores partes

    ''algumas não se contentam em descarregar em seus blogs''
    ''talvez no final das contas eu só seja chata''
    ''Mas se despreocupamo-nos de certa forma da aparência é para melhor abraçar o conhecimento. Se não jogamos aquele olhar, não nos ligamos em ‘jogar o charme’, na certa já lançamos um trocadilho, um sarcasmo, esse é o charme de algumas de nós, é aquilo que conseguimos ser.''

    *****

    ResponderExcluir